Você já se perguntou qual o real motivo de se investir em marketing digital? Simples! O Marketing Digital é a comunicação atual, o que as empresas devem focar nesse momento tão delicado em que lutamos contra uma pandemia. Saiba mais na sequência!
O Marketing Digital tem sido muito bem recebido, justamente, por seus inúmeros benefícios para empresas e clientes. Ele diferencia-se consideravelmente do marketing tradicional e, portanto, merece um lugar nas estratégias de promoção dentro das empresas.
Atração de clientes
O Marketing Digital é uma excelente ferramenta para atrair novos clientes, seja através do conteúdo e/ou dos anúncios pagantes nos motores de busca. Isso, por sua vez, gera um custo de aquisição de clientes cada vez menor em relação às alternativas tradicionais.
Com estratégias bem feitas de Marketing de Conteúdo e SEO, você conseguirá conquistar a atenção de cada vez mais pessoas, de acordo com as principais dúvidas e dificuldades que elas tenham. Ser encontrado no exato momento em que alguém busca por seus serviços ou produtos é o grande diferencial.
Por exemplo, se sua empresa trabalha com acessórios esportivos, é interessante produzir conteúdos sobre como escolher os melhores calçados para cada esporte ou sobre as melhores opções de alimentação pré e pós treino para atrair essas pessoas.
Elas serão educadas com base nos conteúdos oferecidos por sua empresa e assim criarão uma imagem positiva sobre seu negócio, aumentando as possibilidades de se converterem em clientes!
Os anúncios pagos, por sua vez, podem ser direcionados diretamente a quem, de alguma forma, já está decidido e quer comprar algum produto, como um tênis específico ou outros tipos de acessórios comercializados em sua loja.
Apesar dos meios tradicionais oferecerem segmentação, o marketing digital permite que esta separação do público seja feita de forma muito mais precisa.
Por exemplo: antes, selecionava-se o público, com base no horário do programa que passaria na TV.
No Marketing Digital, conseguimos segmentar por idade, cidade onde mora, hábitos (grávidas, estudantes, etc.), entre outros, de forma mais efetiva, produzindo campanhas e anúncios exclusivamente para essas pessoas.
Isto é possível porque as estratégias permitem coletar uma quantidade enorme de informações sobre as pessoas através da Internet, seja através da criação de formulários ou através das redes sociais.
Se um potencial cliente entra em contato com sua empresa e, dessa forma, você fornece o seu endereço de e-mail, basta fazer uma busca para encontrar outras informações sobre essa pessoa e, a partir daí, descobrir padrões de comportamento entre os clientes mais interessantes para o seu negócio.
Com tantas opções em mãos, é hora de colocar em prática ações cada vez mais direcionadas: defina qual perfil de pessoa realmente é o seu público-alvo no momento e transforme essa informação em um mapa de onde estar, como agir e o que fazer para atrair a atenção dessas pessoas.
Relacionamento com clientes
O marketing digital é a forma mais fácil de se conectar com seus clientes e potenciais clientes, principalmente porque uma das características principais de comercializar pela Internet é a possibilidade de se comunicar de forma bilateral.
Assim, a empresa lança suas campanhas conversando com os clientes e os clientes respondem diretamente à empresa, sem intermediários.
É aqui que está uma das maiores oportunidades para as empresas que querem melhorar o seu negócio.
Ao se comunicar de forma mais fácil com seus clientes, se tem a oportunidade de melhorar o relacionamento, formando verdadeiros defensores da sua marca.
Pense no relacionamento com seus clientes como uma relação amorosa: você tem que ir alimentando essa relação para garantir que seja duradoura.
Além disso, o investimento em pós-venda pode ajudar nesta aproximação. Como já foi dito, agora que você tem muita informação sobre o que seu cliente precisa ou comprou, é possível criar ações para ajudar a utilizar melhor o seu produto, perguntar como foi o processo de utilização, se precisa de ajuda…
Todas essas ações são responsáveis por aproximar, cada vez mais, a sua empresa dos seus clientes e garantir prospectos, já que os clientes satisfeitos e com boas experiências tendem a ser promotores da marca.
Estratégias com custos mais baixos
Ao contrário do marketing tradicional, as estratégias de marketing digital têm custos muito mais baixos. Isso acontece porque, principalmente, as ações são mais voltadas para o público que se quer atingir.
Quando pensamos nas grandes campanhas de televisão ou jornais, sabemos que apenas uma parte das pessoas que estão sendo atingidas com essa estratégia, são, na realidade, o público-alvo da empresa. Além disso, não existe uma real análise de compatibilidade entre a oferta e o momento em que ela está sendo exibida.
No caso do Marketing Digital, com a segmentação mais precisa, é possível colocar ações extremamente específicas no ar, fazendo com que apenas o público de interesse de sua empresa seja alcançado e, a partir daí, gerar mais resultados.
Além disso, os canais de Marketing Digital são mais acessíveis, permitindo que empresas de todos os tamanhos e segmentos consigam realizar boas campanhas e investimentos, mesmo com recursos mais limitados.
Análise de dados e estatísticas
Como já dissemos, precisamos usar a informação a nosso favor.
Aproveite as possibilidades que o mundo digital oferece e saiba mais sobre seus clientes.
Investir em Big Data para conseguir agrupar a informação e elaborar ações mais estratégicas para cada um dos grupos, otimiza a experiência de seus potenciais clientes com a sua empresa, algo realmente fantástico!
Você terá a oportunidade não só de vender um produto, mas também de entender como sua empresa pode ajudar seus clientes da melhor maneira possível.
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