Parece estranho para em um Blog de Agência Digital ter esta resposta, mas vou tentar exemplificar nos próximos parágrafos.
Já estive dos dois lados, ou seja, contratando profissionais para gerenciamento de marketing para empresa que fui sócio ou de parceiros e também como Gestor de Tráfego/ Consultor ( o que faço atualmente ).
Alguns erros que os profissionais “digitais” cometem na visão de uma empresa contratante:
Foco nas métricas erradas ( ou seja, muitas agências e profissionais pensam e analisam seu negócio por um “prisma” enquanto você como gestor esta vendo por outro. Ex: engajamento, likes, seguidores, vendas captadas…. enquanto o que você quer é: “leads, vendas faturadas, re-compras, propostas, etc”. Alinhar essa comunicação e expectativa desde o início é fundamental quando se contrata uma agência ou freelancer. Este tipo de erro é mais difícil de acontecer com um profissional interno, pois o contato é maior desde o início ficando um jogo mais “claro”. Um funcionário interno geralmente estará mais imerso na cultura da sua empresa, vivendo os seus problemas do dia a dia. Então dependendo da “complexidade” do seu negócio pode valer a pena ter um funcionário interno cuidando do Marketing Digital.
Atenção necessária – outro ponto falho que nós profissionais de marketing digital falhamos em alguns momentos é a “atenção” necessária que um projeto precisa (devido a termos mais de um cliente), e uma constante que deve ser lembrada: – para você pode ser mais um cliente / projeto, porém para o cliente do outro lado é o Projeto de Vida dele. Nem sempre é proposital esta falha, porque dentro do escopo de horas semanais para um cliente você ja pode ter dado a atenção correta que seu cliente precisa, ou contratou, novamente é preciso ter isso bem claro.
Por outro lado, uma agência ou freelancer pode trazer muitas vantagens para sua empresa como:
Aprimoramento constante, bons profissionais estão sempre estudando, sempre em busca de novos recursos, ele aprende com outros clientes / projetos, e agrega isso ao seu trabalho. Ou seja dificilmente um profissional interno vai ter experiências de outros segmentos que podem ser úteis para você, e além de tudo isso ele pode ficar limitado ao olhar apenas para sua empresa / demanda.
Investimentos em ferramentas – geralmente uma agência acaba contratando ferramentas de auxílio ao desenvolvimento do seu trabalho. O custo destas ferramentas acaba por ser “partilhado” em seus clientes, agregando valor ao trabalho, já para um departamento interno o custo acaba ficando muito alto.
Por último e não menos importante, um ponto que pode ser decisivo na sua escolha:
A não necessidade de “contratar” – infelizmente em nosso país temos diversas dificuldades em uma contratação, custos e muito mais. Ao optar por “terceirizar” o seu marketing digital você pode estar economizando. Além de contar com profissionais altamente qualificados que seriam muito caros de se contratar para sua empresa.
Checklist para contratação de uma agência de Marketing Digital:
Cases: Procure saber quais os casos de sucesso que essa agência já teve, caso seja uma empresa recente tente saber mais da experiência do profissional.
Seja claro com o que deseja contratar: já tivemos casos de clientes que nos procuraram para construir um site, mas o que eles queriam mesmo era um aplicativo. Isso tem que ficar claro desde o início para não gerar frustrações.
Desconfie de promessas: apesar de soar bem aos ouvidos frases como: “garantimos um ROI mínimo de 10”, “Seu site ficará na primeira página do Google”, etc… desconfie, infelizmente o marketing digital exige muitos testes, e cada caso / empresa é único tornando muito difícil garantir resultados antes de iniciar propriamente um projeto.
O barato pode sair caro: com o passar dos anos a área de marketing digital tem se tornado bem concorrida, e muitos profissionais tem se aventurado no mercado, com isso alguns profissionais e agências acabam cobrando valores muito abaixo do ideal do mercado, aqui ressalto, não quer dizer que você tem que ir na opção mais cara, mas fazer um balanço entre os prós e contras de um fornecedor e não se guiar somente pelo preço baixo.
Como iniciei o artigo: a contratação ou não de uma agência ou freelancer depende do tamanho e demandas de sua empresa, momento atual e projeção futura. De qualquer forma você também pode optar por um modelo “hibrido” no qual o departamento de marketing de sua empresa cuida de alguns setores, mas terceiriza um pedaço da produção, exemplo: contrata a agência apenas para Google Adwords / Performance, mas faz internamente o processo de SEO. Isso é bem comum e muitas vezes da certo.